Resenha sobre o mangá Bakuman


Bom, vou fazer uma pequena resenha sobre Bakuman, mas não posso falar muito, caso contrário terei de dar spoilers, pois cada capítulo do mangá é muito importante para o desenvolvimento dos personagens e seus trabalhos.

Roteiro: Tsugumi Ohba
Arte:
Takeshi Obata
Capítulos mangá: 74 até o momento (em andamento)


Bakuman é uma mangá que conta o que acontece por trás das cortinas da Shonen Jump.

Para quem não sabe, a Shonen Jump é uma revista semanal da editora Shueisha muito famosa no Japão e que publica mangás que são famosos no mundo inteiro, entre eles Naruto, Bleach e One Piece.

Dragon Ball, do mestre Akira Toriyama, também foi publicado na Shonen Jump, e o tão aclamado mangá Death Note também já foi publicado pela revista. Aliás, Bakuman é dos mesmos criadores de Death Note.

A partir daí já dá para saber que Bakuman é um mangá com uma história que vai te prender, ainda mais quem tem a curiosidade de saber quais são os passos para alguém que sonha em ser um mangaká (autor de mangás), ter seu mangá publicado na revista mais famosa do Japão, os obstáculos que cada mangá enfrenta para ser serializado na revista, a luta semanal que o mangaká e seus editores têm de enfrentar para manter seu mangá popular não por dias, mas sim por semanas e até anos de serialização, o trabalho do editor-chefe e dos outros editores da revista, o processo dos mangás já serializados, etc.

Os protagonistas são os estudantes Mashiro Moritaka e Takagi Akito. São personagens muito carismáticos e o leitor vai vibrar com cada vitória deles, se surpreender com cada passo que eles darão, rir das cenas de comédia, e torcer para o romance de cada um deles.

Sim, Bakuman também tem romance, o que prova que o mangá consegue englobar vários temas e fazer uma boa história.

Mashiro é um adolescente que não sabe o que será de seu futuro depois que terminar a escola, e um garoto que adora desenhar. Desde pequeno ele desenha, e é um fã de mangás e animês.

Seu tio era um mangaká que trabalhava bastante em seu mangá, e tinha o sonho de ser um mangaká bem popular. Seu mangá chegou a virar animê, e todos os dias, quando criança, Mashiro ia no estúdio do tio acompanhar o trabalho dele, e graças a isso aprendeu muitas coisas sobre como desenhar mangás. Mas seu tio morreu jovem, e todos concluíram que foi pelo excesso do trabalho com os mangás. Ou seja, Mashiro, depois da morte do tio, cresceu com um pouco de aversão sobre ser mangaká, já que seu tio trabalhou durante anos no ramo a ponto de morrer por causa de seu trabalho.

Mas ainda assim, Mashiro continuava desenhando, fazendo caricaturas, desenhando personagens durante as aulas, no cantinho do caderno.

Um belo dia, o garoto mais inteligente da sala, Takagi Akito, encontra um caderno que Mashiro esqueceu na sala depois da aula, e vê o desenho de Azuki Miho no caderno de Mashiro. Isso porque Mashiro é apaixonado por Miho, a garota mais tímida e bonitinha da sala, e sempre a desenha em seu caderno.






Takagi, que escreve muito bem, percebe que Mashiro sabe desenhar personagens de mangás, e quando Mashiro volta para buscar seu caderno, Takagi o faz uma proposta (que de início pode soar como uma pequena chantagem): os dois se juntariam para criar um mangá. Ele, Takagi, criaria a história e o enredo, e Mashiro iria desenhar o mangá. Se Mashiro aceitasse a proposta, Takagi não contaria à Miho que Mashiro gosta dela.

Depois de alguns acontecimentos, os dois acabam se juntando para trabalhar em um mangá, onde Takagi criará o enredo e Mashiro irá desenhar a história.

Mashiro e Takagi no decorrer do mangá tornam-se grandes amigos, um apoiando o outro, e é graças a Takagi que Mashiro consegue se declarar para Miho, que na verdade sempre foi apaixonada por ele também.

Mas os dois são muito tímidos, e como têm grandes objetivos na vida (Mashiro ter um mangá de sucesso serializado na Jump para que, mais tarde, se torne um animê; e Miho, ser uma grande dubladora) decidem que só irão se ver quando conquistarem seus sonhos. A partir disso eles fazem uma promessa: ambos irão se casar quando seus sonhos forem realizados, e Miho será a dubladora da heroína do mangá de Mashiro, quando a história virar animê.

E é esse objetivo que dá determinação a Mashiro para trabalhar com Takagi. Os dois passam por muitos obstáculos, e é muito interessante o processo que ambos enfrentam para terem um mangá serializado na revista. O leitor passa a entender melhor como funciona a publicação de mangás no Japão, a concorrência e o trabalho árduo de quem luta para ser um mangaká da tão famosa Shonen Jump.


O mais legal durante o mangá é que sempre vemos referências dos mangás que realmente são publicados na revista, como Bleach, Naruto e One Piece. Sempre vemos pôsters de Naruto no cenário do mangá, ou capas da Weekly Shonen Jump com os personagens de Bleach, One Piece, Dragon Ball, Death Note, e muitos outros.

Também acompanhamos o trabalho dos editores, como eles influenciam no enredo dos mangás, as dicas que eles dão para que a cada semana o capítulo esteja no topo do ranking das serializações e diversas outras coisas que devem ser feitas para que os mangás cheguem com uma ótima qualidade e entretenimento nas mãos dos leitores.

Eu confesso que sou muito curiosa com todo esse universo de editoração, então acompanhar Bakuman fez os meus olhos brilharem, pois você descobre todo o processo da publicação dos mangás no Japão. Toda a malícia que envolve o trabalho entre editores e mangakás, o retorno dos fãs através dos questionários, os obstáculos para que a publicação dos mangás mais novos não sejam cancelados, a amizade e rivalidade entre mangakás. E além disso, Bakuman consegue entrelaçar temas de romance, amizade verdadeira, problemas familiares e sociais com as demonstrações de como realmente funciona a Shonen Jump e a vida dos mangakás. Sem contar que você pode ler um mangá dentro do mangá de Bakuman. Isso mesmo! Mas isso já é spoiler, e eu recomendo a leitura de Bakuman, que é muito divertida e oferece bastante conhecimento sobre a cultura japonesa e o universo dos mangás.

Bakuman ainda está em andamento, então para conhecer o final da história, você acompanhará cada capítulo semanalmente.

O mangá ainda não foi licenciado no Brasil, mas acredito que quando alcançar um número significativo de capítulos alguma editora daqui irá publicá-lo.

Há também notícias, segundos alguns sites de animês como a Anime Pró, que Bakuman se tornará animê ainda este ano, e é algo que eu estou realmente ansiosa, porque vai ser muito legal acompanhar o trabalho de Mashiro e Takagi em animação.

2 Response to "Resenha sobre o mangá Bakuman"

  1. Ah, Cassi! Vc sempre fala deste mangá, tava curiosa mesmo.

    Deve ser bem interessante. Achei bem criativa a idéia de um mangá sobre a editoração de mangás! Vou procurar a versão online.

    Anônimo says:

    Recebi a recomentação desse manga por um amigo, ele disse que era muito legal, mas ainda sim não me senti motivada a procurar, porem depois do seu comentário. Adorei me esclareceu muito sobre o mangá.

Postar um comentário

Powered by Blogger