Review: Naruto, capítulo 483

Antes de começar a review sobre o capítulo 483 de Naruto queria declarar uma coisa para todas as pessoas que acompanham spoilers do Nja ou da Ohana durante a semana nos fóruns, antes da RAW ou do capítulo traduzido. E isso não vale só para Naruto, mas para qualquer tipo de spoilers contando como foi um livro, um filme, etc.:

Não interpretem spoilers! Não tirem conclusões precipitadas apenas em cima de spoilers. Vá, corra atrás e veja com os seus próprios olhos. Tire conclusões próprias do que você vê. Não critique nada que não seja algo que você tenha absoluta certeza de como é.

Aviso dado, vamos lá.


O texto abaixo contém spoilers sobre o último capítulo de Naruto lançado. Se você não acompanha o mangá e não quer saber o que está acontecendo atualmente na história, não leia a review a seguir.



Um dos melhores capítulos de Naruto para mim. A cada semana me sinto mais e mais ansiosa para o capítulo seguinte.

O capítulo começa com uma capa da Sakura. Sim, finalmente ela ganhou uma capa depois de mais de 200 capítulos na segunda fase do mangá. Ela está linda, e a mensagem da capa é uma referência de que, com o passar do tempo, todos mudam. Eu, você, nossos amigos. Todos, de alguma forma, mudam, crescem, regridem ou amadurecem. E no contexto do capítulo a Sakura mudou com o passar do tempo. Os amigos dela também mudaram, inclusive Kakashi e Sasuke. Mas, infelizmente, este último mudou drasticamente, e para pior...


Kakashi encontra Kiba e os outros sob o efeito das bombas soníferas de Sakura. Quem ensinou a Haruno a fazer bombas soníferas tão poderosas é ninguém mais e ninguém menos que a poderosa Tsunade (saudade dela...).

Kakashi está apressado atrás de Sakura e Sasuke.

O cenário muda para Sasuke e Sakura, e a declaração de Sakura no capítulo anterior - de que iria abandonar Konoha para seguir Sasuke - era um plano ingênuo de pegá-lo com a guarda baixa, e atacá-lo na oportunidade mais propícia. Sakura tinha mesmo a intenção de matar Sasuke, embora a todo momento perto dele tenha hesitado (afinal, como até a Karin obeservou, Sasuke é a pessoa que ela mais ama).

Mas Sasuke percebeu. Sasuke desconfiou da proposta de Sakura, e numa das tentativas mais clichês dos personagens do mal que estamos acostumados a ver por aí, ele pede para que Sakura mate Karin, pois assim estaria provando que a intenção dela de se aliar a ele era realmente verdadeira.

Sasuke também declara para Sakura que seu atual objetivo é ir contra Konoha, e a reação de Sakura diante disso foi a primeira hesitação dela.

Quando ele pede para que ela mate a Karin, Sakura percebe como Sasuke se tornou impiedoso, e diz a si mesma que ele mudou completamente, totalmente diferente do Sasuke do passado.

É interessante ressaltar que a todo momento nesse capítulo Kishimoto reforça a idéia de que o Sasuke não é mais o mesmo, não é o velho Sasuke que conhecemos, que o Madara também o corrompeu (palavras de Kakashi), que o Sasuke de agora não é mais o Sasuke que muitos leitores se tornaram fãs no passado.

Sakura vai em direção a Karin, e em pensamento revela que Sasuke pode descobrir seu disfarce caso ela se volte contra ele agora. Sakura hesita, e por trás dela Sasuke prepara um chidori para atacá-la. Ele iria matar a Sakura, uma prova que Kishimoto nos dá de que a obsessão por vingança o fez passar literalmente por cima de seus laços.

Queria destacar a atuação da Karin nessa cena. Eu fiquei com uma pena enorme dela, porque mesmo a beira da morte ela, como vimos no capítulo anterior, também sonha em ver o velho Sasuke de volta. E nesse capítulo, quando ela vê Sasuke perto de matar Sakura, ela pede ao vingador para que não faça isso... Mesmo estando a beira da morte, Karin se preocupou com a Sakura e com a burrada que Sasuke estava prestes a fazer.

Quem salvou a Sakura foi Kakashi, que chegou no cenário com um movimento lindo.

A partir daqui vemos um Sasuke que surpreendeu muita gente.

Eu confesso que com a chegada de Kakashi meus olhos encheram d'água. Para quem é fã do Time 7 é muito triste ver o reecontro de Kakashi, que não via Sasuke desde quando ele abandonou Konoha, dessa forma agora, com o Sasuke a beira da loucura, não se importando com nada e com ninguém, inclusive com os laços.

Kakashi faz um discurso lindo - típicas cenas comoventes do Kishimoto - e declara que até agora não tinha sido um bom sensei, que por sua culpa o Time 7 se desuniu.

Na minha opinião o Kakashi sempre foi um paizão no Time 7, mas temos que concordar que realmente Kakashi até hoje não tinha a mesma determinação de Sakura e Naruto em trazer Sasuke de volta. Mas finalmente Kishimoto fez algo, e parece que vamos ver muito mais sobre o Kakashi e sua relação com o Time 7 a partir de agora.

O mais bonito também foi Kakashi dizendo a Sakura que agora irá usar da mesma determinação que ela para poder parar Sasuke, e as palavras de Kakashi que mais mexeram comigo foi a comparação que ele usou do Orochimaru e Sandaime entre a relação dele e de Sasuke. Kakashi diz que mesmo Orochimaru caindo na escuridão Sandaime nunca tinha deixado de amá-lo, querendo dizer que mesmo Sasuke caindo cada vez mais, não quer matar Sasuke porque ainda guarda um grande afeto pelo aluno.

Kakashi diz para Sakura curar Karin, pois a kunoichi pode revelar muitas coisas sobre o inimigo. Em outras palavras, ela pode revelar muitas coisas sobre Madara também, o que será informações importante para eles.

Mas a parte do capítulo que chocou muitos leitores foi a conversa de Sasuke e Kakashi.
Alguns sentiram pena do Uchiha, outros sentiram raiva, outros gostaram da postura de Sasuke.

Kakashi diz a Sasuke que mais uma vez lhe dará o conselho que lhe deu alguns anos atrás, que é Sasuke parar com a obsessão por vingança.

A reação de Sasuke diante disso foi um semblante que nunca esperei ver.




Sasuke soltou uma gargalhada enorme, com um rosto que deixa visível a loucura a qual a vingança e o ódio o levou. Sasuke grita com Kakashi e diz que se o sensei puder trazer Itachi e todo o clã de volta, que ele pára. Um artifício usado para mostrar que nada o pode parar, porque o clã não vai voltar.

Foi uma cena que me chocou bastante porque eu me senti na pele do Kakashi. Era como se o Sasuke estivesse dizendo isso para mim. E as reações do Sasuke depois disso são as mais medonhas e que entregam totalmente que ele surtou, está se deixando levar pela loucura que o ódio e a obsessão por vingança pode causar em uma pessoa.

O capítulo termina com Naruto indo atrás de Kakashi, e Sasuke se preparando para lutar contra o mestre. Provavelmente nos próximos capítulos Naruto interromperá o reecontro.

A minha opinião sobre tudo isso é que talvez não veremos uma luta entre Kakashi e Sasuke como muitos estão esperando, visto que Naruto está para chegar no cenário. Sakura também ainda não saiu dali, e Kishimto prometeu na última entrevista que passaria a escrever mais sobre Sakura e Kakashi, e que sua intenção era fazer Sakura agir como uma heroína a partir de agora.

Não faço a mínima idéia de quais são os planos de Kishimoto para fazer isso, mas a minha aposta por enquanto é que a Sakura fará alguma coisa por Kakashi e por Sasuke também.

O pessoal nos fóruns também estão comentando que talvez o Kakashi morra, mas essa é uma hipótese que eu descarto quase 100%. Isso porque Naruto está chegando e Sakura está no campo de batalha. Também porque Kakashi já "morreu" nessa história (na luta contra Pain) e creio que se mesmo assim Kishimoto não tirou o personagem do mangá, é porque não tira mais.

Sasuke matar Kakashi, na minha opinião, é repetir os mesmo erros dos Sannins, e acompanhamos a história para ver Naruto fazer diferente.

Sobre Sasuke ter se tornado um vilão é algo que todos também estão tomando como fato, mas na minha opinião o personagem já chegou ao estado da loucura. Ele não se importa mais com nada, nem com ninguém. Sasuke precisa urgentemente ser salvo. Sasuke precisa de amor, vemos isso claramente quando ele grita que ele não vai parar com a vingança porque o clã não vai voltar.

Enquanto o Sasuke tiver essa concepção de vida ele nunca vai ficar bem, nunca vai voltar a viver realmente, nunca vai voltar para o lado do Naruto. Sasuke passou por cima dos princípios que tinha, e esse não é o Sasuke de verdade. Ele precisa ser salvo disso.

Sasuke tem que perceber que o clã morreu, a vingança dele, a partir do momento que envolveu inocentes, não justifica mais nada. É claro que nada substitui uma família, e imagino a dor enorme que é perder uma mãe e um pai de uma forma tão cruel e injusta. Mas Sasuke precisa aprender a dar valor a quem está vivo agora, a quem se importa com ele agora, a quem gosta dele, nutre afeto por ele. Naruto, como protagonista e melhor amigo de Sasuke, precisa mostrar isso a ele, precisa resgatá-lo dessa loucura e obsessão antes que tudo fique perdido como ficou para o Orochimaru. Não pode fracassar como Jiraiya fracassou em salvar Orochimaru.

Muitos leitores estão descrentes de que o Sasuke um dia volte para o lado do Time 7 de novo, mas Kishimoto faz Sasuke agir assim justamente para que o heroísmo do Naruto se torne mais bonito quando ele salvar o melhor amigo.

E eu acredito que Sasuke possa ser salvo sim. Diante de toda a história que nos cerca nesse mangá fica claro que o trabalho do Naruto como protagonista é mostrar o perdão e a compreensão. O maior sonho de Naruto é se tornar Hokage, e na cabeça dele não se pode tornar Hokage sem antes salvar seu melhor amigo.

Como Kishimoto fará isso até agora é o que todos nós discutimos e esperamos que seja algo bem trabalhado, mas é triste ver tanta gente se esquecer de uma cena que Kishimoto desenhou a pouco tempo para nos preparar antes dessa saga do Sasuke começar: a cena em que Naruto diz quer ver o Time 7 sorrindo de novo. Todos juntos, inclusive o Sasuke.

10 Response to "Review: Naruto, capítulo 483"

  1. Anônimo says:

    Pois é, Cassi. Spoilers realmente nos dão uma impressão errda dos fatos. Para mim este capítulo só reforçou uma idéia que eu já tenho em mente faz algum tempo e várias pessoas da comu já disseram: que quanto mais eu vejo o Sasuke cair, mais tenho confiança que o Naruto o salvará. O que não quer dizer, em absoluto, que ele deva ficar sem punição. Ele merece, e ele tem que ter. No capítulo, duas coisas me deixaram muito tristes: primeiro, o Sasuke atacando a Sakura. Aquilo doeu viu? Vê-lo atacar a pessoa que ele mais protegeu no passado, triste demais. Segunda: dizer que adoraria matar o Kakashi lentamente? PUTZ! Não sobrou nada do velho Sasuke não é? Só o desejo de vingança, nada mais.Espero que o Naruto tenha realmente forças para pará-lo e fazê-lo rever suas atitudes para enfim, poder sorrir novamente com o time 7.Monique

    Anônimo says:

    Ahh, desculpa postar como anomino, mas é que não consigo por meu nome no comentário. Achei melhor por no finalzinho... Abraços. Monique

    Oi Monique. Não tem problema. Obrigada pelo comentário.

    Concordo em tudo com você.

    O Sasuke tem que pagar sim por tudo de ruim que está fazendo, mas antes disso ele precisa ser salvo. Poxa, é muito ruim ver no que ele se transformou. Me coloco no lugar da Sakura e do Kakashi vendo ele assim... deve ser barra demais. Você tentar, e tentar, e tentar colocar juízo, mostrar pra ele que a partir do momento que ele envolve gente inocente, que ele destrói uma sociedade por causa da vingança egoísta, ele está errado. SASUKE ESTÁ ERRADO!

    Espero do fundo do coração que o Naruto mostre isso pra ele; e a Sakura e o Kakashi participando dessa conversão.

    Gosto do Sasuke e quero que ele possa ser feliz no final, depois de todo o sofrimento que passou.

    E espero que o Kishimoto desenvolva muito bem, para que ele possa pagar por tudo que está fazendo, mas que mesmo assim consiga ser feliz no fim do mangá.

    Sobre ele querer matar a Sakura eu também fiquei chateada, mas eu sempre estive preparada para isso.

    Kishimoto deixou claro no capítulo que o Sasuke foi tão fundo na vingança que agora está beirando à loucura.

    No final do mangá, ele voltando para o lado do Naruto, creio que irá pedir perdão por tudo o que fez com as pessoas, com a Karin, e com a Sakura.

    E como Kishimoto ressalta o amor que a Sakura sente por ele, e eu acredito que a vitória dela como personagem será ser correspondida, ainda contiuo acreditando em SasuSaku.

    Mas parece que uma cena realmente bonita deles será só no fim do mangá.

    Anônimo says:

    Acho mais provável LeeSaku do que SasuSaku

    HAHAHA

    Anônimo says:

    Ah, tbm acho que cena bonita mesmo só no final. Quanto a atitude do Sasuke, eu sabia que não seria uma coisa boa, mas eu tbm não imaginei que ele iria tentar matá-la, mas entendo que isso faz parte do que ele se tornou e evidenciou demais o quão louco a busca pela vingança o deixou. E sim, concordo com vc: ele terá punição, mas tbm acredito em redenção e num final feliz para ele e consequentemente para o time 7. Monique

    Depois do Lee ter visto a Sakura pagar aquele mico se declarando para o Naruto, acho difícil. XD

    Unknown says:

    a paixão do lee pela sakura só serve pra dar um humor à história...e pra fazer ciúmes no sasuke no inicío do mangá....hehehe, mas isso não vem ao caso

    o caso é um reencontro sasusaku muito dramático, triste e de quebra kakasasu tb,

    mas apesar de muitos terem crucificado ela, eu acredito que não seja a única, vi um ponto positivo na sakura: a forma como ela controlou seus sentimentos romanticos pelo sasuke...tá bom eu sei que muitos vão dizer...controlou??? se oferecer a ir com ele , tentar matar a karin e aceitar participar na futura destruição de konoha, isso é controlar??? sim é!!! porque ficou provado por a+b que ela tinha outra coisa em mente..num ato desesperado ela deixou seu plano escapar e não traiu konoha, passou por cima do seu sentimento para fazer o que ela achava ser certo e outra com certeza sabendo da força de sasuke, ela estava disposta a morrer se fosse o caso, para tentar mais uma vez parar ele...

    aplausos para sakura-chan!!!! eu não sou vicifã dela, sou mais de sasusaku, mas sim eu consegui ver coisas positivas na atitude dela.

    Milla says:

    Ah gostei da review, concordo bastante com muita coisa.

    Mas acho que tem chances de ter Kakashi x Sasuke.
    Eles se prostraram pra uma luta...
    Teve uma frasezinha meio pessimista na última página, no cantinho dizendo que infelzimente o destino não foi muito feliz no reencontro deles e etc.

    Mas eu também acho que possa não ter a luta...
    Mas é uma luta esperada²³²³
    E eles fizeram até posição de batalha, então não sei xD
    Eu vejo grandes possibilidades pra luta.
    Mesmo ainda podendo ter algo mais reservado pro Kakashi e a Sakura.

    Na verdade, eu não comentei em lugar algum porque sei lá, mas eu eu tô esperando que o Naruto chegue e os dois lutem contra o Sasuke. =D

    //apanha

    Cassi \o/
    Adorei o que vc falou sobre os spoilers! Ainda bem que eu estava viajando essa semana, assim, quando li os spoilers, o cap já tinha saído! :)

    Eu adorei o cap. Acho que eu sou um pouco masoquista, porque eu gosto de SasuSaku assim, com essas cenas dramáticas. Nossa... chorei com o olhar de decepção da Sakura nesse cap.

    Bom, vou ficar por aqui pq como disse no twitter, o #483 me inspirou para mais uma fic SasuSaku, com o Sasuke cego! (Sei que você não gosta da idéia, mas vou aproveitar a onda dos haters de ficar inventando castigo para o Sasuke!)

    Anônimo says:

    Pow a sakura ama o sasuke, então poderia colocar uma cena forte entre os dois tipos ele se emocionando com algo que a sakura fala...sei lá...
    porque seria muita sacanagem ela não fazer NADA de NOVO...!!!!
    ela poderia mexer com o intimo dele ...mostrando MAIS AINDA seu amor...ahh e tambem ela poderia lutar com ele,só que dessa vez sem apanhar, porque fala serio, ela nunca faz GRANDES lutas, então poderia acontecer uma luta ai de AMOR...

Postar um comentário

Powered by Blogger