Review: Naruto, capítulo 482


O capítulo dessa semana foi um dos mais polêmicos de todos até hoje, porque a maioria odiou com todas as forças o #482.

Aconteceram coisas inesperadas, e quando saiu o spoiler do Nja muitos acreditaram que era um spoiler fake, porque os fatos acontecidos ali realmente não eram esperados dessa forma.

O capítulo começa com Naruto e Yamato. Naruto acorda do desmaio e Yamato diz que as ordens de Kakashi era que Naruto voltasse para vila. Mas Naruto está ansioso para ir atrás de Kakashi e impedir que Sakura faça algo contra Sasuke. Então Naruto engana Yamato com um bunshin (Naruto ainda supreende muito com a técnica que usa a mais de 400 capítulos), e foge para seguir Kakashi com o Modo Sennin ativado.

Até aí está tranquilo. Naruto finalmente voltou para o mangá e enganou Yamato como um verdadeiro ninja faz.

Depois temos Sakura, Kiba, Sai e Lee.

Semana passada, no #481, Sai tinha descoberto que Sakura planejava colocar todos para dormir com umas bombinhas de fumaça do tipo sonífera. E nesse capítulo Kishimoto cria uma confusão hilária entre os meninos; e Sakura, enquanto isso, consegue jogar as bombinhas e fazer todos dormirem.

Aí entra um dos problemas para quem não gostou do capítulo.

Todos estavam esperando que os meninos também encontrassem o Sasuke. Que Lee liberasse os portões e desse uma surra no Uchiha. Mas os meninos foram enganados pela Sakura, com uma estratégia que Sai sabia que ela usaria. Daí que veio a indignação de muita gente.

Mas a verdade é que desde quando foi revelado no mangá que a Sakura iria atrás do Sasuke, estava na cara que se ela o encontrasse seria um reecontro para os dois lavarem a roupa suja. E como Sakura despistaria os meninos se eles eram juntos mais fortes que ela?

O pessoal se esquece também que a Sakura está decepcionada demais com o Sasuke, e ela já desistiu de ver o Time 7 junto de novo. Ela prefere ver o Sasuke morto, matá-lo com as próprias mãos, do que ver ele se afundando ainda mais. Pior, ela não quer vê-lo se afundando quando ele e o Naruto tiverem que lutar. Sakura já presenciou isso uma vez, e ela não quer ver isso de novo. Por isso ela quer agir sozinha.

Não sei se o que ela está fazendo é precipitado e sem medir as consequências (porque sabemos muito bem que Sasuke é muito mais forte do que ela, e pode derrotá-la fácil). Até diria que sim, porque a Sakura parece não ter noção do quanto o Sasuke mudou. Vai começar a ter uma noção de verdade a partir de agora.

Mas eu estou me prendendo a um comentário do Kishimoto na última entrevista, em que ele disse fazer da Sakura uma heroína a partir de agora. Mas Kishimoto está pegando nos pontos que o pessoal mais odeia na Sakura para fazê-la uma heroína: o fato dela subestimar o Naruto, querer parar o Sasuke sozinha, etc.

No #483, dependendo da conversa entre o Sasuke e a Sakura, tudo pode mudar. Mas para mim está claro que a Sakura quer se aproximar do Sasuke para pará-lo, não com intenções românticas e melosas que muitos estão condenando. Muito menos para apoiá-lo em seus objetivos criminosos.

É claro que nada impede o Kishimoto de criar cenas emocionantes e palavras fortes nesse encontro (o que eu realmente espero), mas não vai ser nada do nível de Sakura chorar dizendo que o ama muito. Ela acabou de ver com os próprios olhos que ele está diferente de antes. Ela está sendo corajosa em enfrentá-lo mesmo sabendo que pode se machucar. E também, só o fato dela ter chegado a tempo, antes do Sasuke dar o golpe final na Karin, já faz dela a heroína do dia.

É claro que Karin sobreviver não vai limpar a barra do Sasuke. Mas se acreditamos que no final Sasuke se arrependerá de seus erros e será perdoado (como a moral do mangá sobre perdão, arrependimento e compreesão ensina), será mais fácil dele ser perdoado por alguém que ainda está vivo, não é mesmo? Karin, mesmo prestes a ser assassinada por Sasuke, parece não ter raiva do vingador, justamente porque viu o quanto ele se afundou no ódio.

Em falar em Sasuke ser perdoado, um dos pontos altos do capítulo foi o flashback da Karin.

Sasuke no passado salvou a vida dela com um sorriso. Hoje está prestes a matá-la. E Karin, por um segundo, se conformou em morrer, mas sem perder a esperança de ver "aquele rosto de novo", "uma última vez".

Kishimoto fez um paralelo definitivo de como o Sasuke mudou. Para onde a vingança o levou.

Mas, na minha opinião, só o fato do Kishimoto mostrar mais alguém com um pouquinho de esperança em ver "aquele rosto" mais uma vez já comprova que cedo ou tarde o Sasuke sairá sim deste mundo de ódio que ele cedeu. É claro que não sabemos como, e nos resta esperar para que Kishimoto trabalhe muito bem até lá (o que muita gente não está acreditando ser possível).



Enfim, o flashback da Karin foi muito significativo, por ter sido feito um paralelo do Sasuke do passado e do Sasuke atual. Descobrimos como a Karin conheceu o Sasuke, e foi ótimo ver o rosto puro do Sasuke que gostamos desde o início. E foi muito legal também ver como a Karin era quando pequena: uma fofura!

Um dos pontos do capítulo que eu gostei também foi o Madara naquele lugar com vários sharingans estocados. LOL, isto me faz crer que Madara é realmente o vilão final!

Achei uma comédia ele inconformado com o Danzou ter dilacerado o sharingan de Shisui. Madara parecia uma criança que tinha perdido seu brinquedo preferido. (risos)

Uma coisa que eu queria também deixar como o meu ponto de vista:

Madara disse a Sasuke que se Karin não fosse últil para ele era para Sasuke acabar com ela, porque ela sabia coisas demais.

Sasuke responde que nunca se aliou ao Madara, e que não recebe ordens dele, mas logo depois foi realmente dar o golpe final na Karin.

O pessoal dos fóruns reclamou bastante que o Sasuke foi hipócrita, mas eu entedi que o Sasuke quis dizer mais ou menos assim: "Se for para eu matá-la, vou matá-la porque quero, não porque você está mandando". E, gente... Sasuke sempre foi do tipo de dar respostas metidas como esta. Não foi novidade nenhuma. Quem não entendeu isso e achou que foi contradição do Kishimoto e do Sasuke, peloamor, né?!

E agora vai uma outra opinião minha também:

Sasuke iria dar o golpe final na Karin porque ela já estava morrendo, e na cabeça dele não fazia mais sentido ela se recuperar, nem ele salvá-la. Sasuke deve acreditar que agora nada mais importa para ele. Não tem mais nenhum laço que o prenda para terminar a vingança. (Alguém reparou um quadrinho, logo depois do Madara sair, em que o Sasuke fica olhando para o alto? Para o céu? Acho que esses painéis pequenos estão ali justamente para tirarmos conclusões próprias.)

Mas a Sakura chegou, e eu espero realmente que algo muito interessante saia desse reecontro.

Enfim, eu amei o capítulo. É verdade que aconteceu coisas que muita gente não esperava, mas eu fico muito feliz em ver como o Kishi surpreende em cada capítulo.

Muita gente odiou a participação do Lee e dos outros. Eu também sinto saudades de quando esses personagens eram explorados, mas na história hoje não há mais espaço para lutas trabalhadas entre eles. O mangá hoje se direciona aos problemas do Time 7, aos Uchiha e os laços e sonhos do protagonista. Kishimoto já desenvolveu o que tinha que desenvolver dos personagens secundários.

E sinceramente, eu fiquei contente de ver como mesmo numa situação tensa e dramática como a situação atual do mangá, Kishi consegue criar momentos pseudo-hilários, como a confusão dos meninos.

Quem é crítico demais detestou o que o autor fez com eles. Mas quem sabe levar as coisas na esportiva e quer ver o desenrolar dos problemas dos personagens principais, não se importa tanto.

Pena que é a minoria que pensa assim...

8 Response to "Review: Naruto, capítulo 482"

  1. Aline Cardoso says:

    Enfim, eu amei o capítulo. É verdade que aconteceu coisas que muita gente não esperava, mas eu fico muito feliz em ver como o Kishi surpreende em cada capítulo.[2]

    Muito bom Cassi, ótimo review!

    Obrigada, Aline.

    Uma das coisas que eu queria comentar também e acabei esquecendo... Eu adorei a forma como o Kishi alternou as cenas neste capítulo. E eu gosto muito disso, ainda mais quando os três - Sakura, Sasuke e Naruto - aparecem no mesmo capítulo. ^^

    Alininha - aline-chan says:

    Adorei sua review Cassi e morri de rir aqui, a situação dos meninos foi realmente impagável, como pode um bando de Chunnins e ainda um membro do Anbu se atrapalharem tanto assim? Rsssss foi demais, bom já o resto eu concordo com tudo!!!

    Ah! Eu já estou numa fase que nem me importo mais com os verdadeiros motivos da Sakura ter ido atrás do Sasuke. Plano se aliar a ele para tentar mudá-lo? Eu acredito que sim. Mas o que me deixa feliz é que finalmente Sakura tomou as rédeas da vida dela e foi atrás do seu amor! (modo romântico ON)
    Chega de esperar pelo Naruto, de se aproveitar dos sentimentos do Naruto. Sakura finalmente amadureceu e foi atrás do que quer!

    Não preciso repetir que adorei o cap, né?
    XD

    Unknown says:

    pra começar muito boa a sua review Cassi...

    pois é vc falou tudo..esse capítulo foi um marco na história do mangá até agora, dentre outros que tivemos e para nós que torcemos pelo casal, pelo time 7, pela sakura e pelo sasuke individualmente,mais ainda, independente da forma como kishimoto mostrou o comportamento e as escolhas que eles fizeram...

    uma das coisas que mei deixa mais orgulhosa é saber que nós as(os) defenders somos os únicos capazes de ver e analisar as entrelinhas que o kishimoto deixa...eu tenho muito orgulho de fazer parte deste...

    tb achei muito emocionante essa união dos "quatro grandes", mas em especial das 3 crianças no mesmo capítulo, vai ser emocionante ver isso no anime...

    não vou fazer prediçoes para o capítulo 483 ou os demais porque agora o melhor esperar e ver o que acontece...tomara que a gente continue "indo pra galera" como fomos essa semana.

    Bjs.

    Sim, Su. Ah, eu não sei se fico feliz de só a gente entender um pouco da proposta do Kishimoto.

    É muito chato ver o pessoal xingando o autor, falando que ele é um bosta, etc e tal.

    Para mim Naruto está ótimo. A cada capítulo tem um surpresa nova.

    O pessoal fica com raiva porque a maioria não gosta do Sasuke e da Sakura, ou então não gosta desse Sasuke de agora.

    Eu também não gosto da forma como o Sasuke está agindo, mas eu estou aproveitando o momento dark dele.

    E eu fico feliz da Sakura estar tomando suas atitudes. Ela subestima o Naruto mesmo, mas ela tá sendo humana. Ela cansou de ficar esperando o Naruto e os outros resolverem as coisas e agora ela mesma está correndo atrás de consertar a situação, mesmo que se ferre por causa disso.

    Kishimoto disse numa das entrevistas também que ele queria tentar entrar na cabeça dos personagens, e mostrar o ponto de vista de cada um, mesmo que seja a partir do certo ou do errado.

    Eu acho que em Naruto cada um tem sua parcela de erros e acertos em cada ação.

    Tirando as ações do Sasuke de agora, que estão sendo terríveis.

    Anônimo says:

    Ah Cassi vc sempre diz o que eu quero dizer, só que de um jeito mais legal UISAUSUAIUSA
    ótimo review, e eu concordo com tudo tudinho *-* então é [2] no post inteiro. xD

    E amei o capitulo. Apesar de ter medo do próximo....

    Mariii =*

    Estão atrasados. Sasuke tentou matá-la 2 vezes no mesmo dia. Como ela gosta de ser "mulher de malandro", nada mais justo que ela termine com ele, afinal ela gosta de sofrer.

    Às meninas que são apaixonadas por crepúsculo e se amarram em personagens afeminados com moral duvidosa, darei o mesmo presente da Sakura: Lei Maria da Penha. É preciso ter vocação para apanhar, então, é correto que conheçam seus direitos.

    Às Sakuras da vida, meus sinceros pêsames. Hinata não faz o meu tipo, pois é muito submissa à cultura patriarcal, mas Sakura tb não. Gosto de mulheres que se valorizam e ela não é o mais perfeito exemplo.

    Karin é a mais coerente e feminina.

Postar um comentário

Powered by Blogger