Review sobre os capítulos da luta Sasuke vs. Danzou


Atenção: O texto abaixo contém spoilers de "Naruto", principalmente dos últimos capítulos do mangá de Masashi Kishimoto.

Trechos nesta cor, são a opinião de quem vos escreve. Eu. \o :p

A luta Sasuke vs. Danzou foi uma das lutas mais esperadas até agora por se tratar da vingança de Sasuke. Mas foi uma luta cheia de altos e baixos, e o final tomou um rumo imprevisível para alguns dos fãs do mangá.

O primeiro capítulo de Sasuke vs. Danzou começou no #476, e começou bem. Capa colorida, páginas bem desenhadas, Sasuke focado em saber se realmente foi Danzou quem ordenou Itachi a assassinar o clã Uchiha, e, no final do capítulo, depois de uma das sempre cenas estilosas que Kishimoto desenha para o Sasuke (XD), vemos que a verdadeira luta nem tinha começado realmente, pois Danzou realiza um contra-ataque que seria o mistério da luta.

No #477 ganhamos uma capa do Danzou em que claramente Kishimoto o ilustra como raíz de Konoha. Esse capítulo gerou uma repercussão enorme nos fóruns de Naruto, e o motivo foi a kuchiyose (técnica de invocação) do Sasuke: o falcão. Isso porque vários fãs (ou haters do Sasuke, como preferirem XD) alegaram que a kuchiyose veio num momento sem nexo na história, afinal, quando Sasuke teve tempo para fazer um contrato com falcão? E realmente, Madara questiona quando Sasuke conseguiu a kuchiyose.

Particularmente, saber quando Sasuke assinou contrato com o falcão não interessa para mim.
No mangá já foi explicado como se faz um contrato com um animal, e Kishimoto mostrou todo o processo. Diante do enredo hoje no mangá, saber em que momento Sasuke assinou o contrato com falcão é o de menos, visto que em um mangá não temos a noção literal de passagem do tempo. Por isso podemos especular: Sasuke pode ter assinado um contrato a caminho da reunião dos Kages, ou então quando ainda se recuperava da luta contra o Hachibi. Karin não ficou surpresa com a invocação do falcão. Temos que levar em consideração também que apesar de Sasuke e Naruto serem considerados gennins, ambos já têm poderes monstruosos, e uma técnica de invocação para eles não é algo de se levar tempo ou treinamento. Principalmente no caso do Sasuke.


A luta prossegue com todo o mistério da técnica dos sharingas no braço de Danzou. Sasuke faz inúmeros ataques mortais, certeiros, e ainda assim, como numa espécie de genjutsu, Danzou se recupera de cada ataque, como se nada tivesse acontecido.

Um dos pontos altos deste capítulo é a Karin que faz inúmeras análises sobre Danzou, atenta à toda luta. Sasuke enquanto isso parece só atacar, o que fez muitos fãs dos fóruns de Naruto acreditarem que aquele Sasuke estrategista que lutou contra Deidara não existe mais.

O final do capítulo é ilustrado com a aparição de Itachi, o que leva a todos discutirem se aquela imagem de Itachi era um genjutsu do próprio implantado em Sasuke, ou um genjutsu do próprio Sasuke.

No capítulo #478 já temos a resposta. Era um genjutsu de Sasuke para atacar Danzou. Mas Danzou dribla facilmente o genjutsu, e comenta algo que fez muitos haters do Sasuke e fãs do Itachi vibrarem:

"Comparado ao Tsukuyomi de Itachi, que podia alterar a concepção de tempo à sua vontade, você está tão abaixo dele como a terra está abaixo do céu."


Karin, por sua vez, continua analisando toda a luta, e a todo momento mantém uma preocupação para com Sasuke.

O ponto alto deste capítulo foi a forma completa do Susanoo de Sasuke que, como vimos, possui um arco e flecha.

Karin começa entender a técnica de Danzou, e Madara nos revela que Danzou pode suportar o poder dos vários sharingans que possui graças ao DNA do Shodaime Hokage implantado em seu corpo. Ou seja, Danzou tinha o poder dos Senju e dos Uchiha, e isso leva Madara a crer que Danzou também estaria interessado no poder da Kyuubi. Com isso, Madara nos revela no fim do capítulo que a técnica que Danzou usa é chamada de Izanagi, a técnica proibida até mesmo pelos Uchiha.

O capítulo #479 inicia com ataques de Sasuke e Danzou de tirar o fôlego. E finalmente Karin desvenda o mistério da técnica de Danzou.

Izanagi é um genjutsu que alterna ilusão e realidade. Danzou pode transformar os ataques de seu adversário em ilusão, e seus próprios ataques contra o adversário em realidade, como preferir. Mas isso tem um preço: cada sharingan de Danzou pode ser usado apenas uma vez, pois depois disso o olho se fecha, torna-se cego para sempre. E o limite para cada vez que a técnica for usada varia de usário para usuário e, como Karin observou, Danzou poderia atacar, enquanto estivesse usando Izanagi num tempo de 60 segundos. Logo depois disso seu chakra caíria bruscamente, e era necessário um limite de tempo para Danzou recuperar seu chakra e novamente usar outro sharingan.

Como Sasuke poderia ir contra uma técnica que parecia não ter brechas?

É o que vemos no final desse capítulo e no #480.

Sasuke estava analisando cada movimento de Danzou (ao contrário do que os leitores dos fóruns acreditaram). E por isso ele percebeu que só poderia derrotar Danzou quando todos os sharingans que ele tinha se fechassem. Com isso Sasuke realiza um último golpe que colide com um golpe de Danzou.

Vemos no #480 que Sasuke inseriu um genjustu em Danzou, fazendo-o acreditar que ainda possuía mais um sharingan para ser utilizado. Por isso o golpe de Sasuke atingiu o verdadeiro Danzou. Sasuke utilizou um genjutsu simples, mas, como observado por Madara, soube usar o genjutsu no tempo certo e enganar Danzou, que não sabia quanto tempo tinha a duração de cada Izanagi que usava, e, por isso, a todo momento consultava os sharingas de seu braço. Movimento que não passou despercebido aos olhos de Sasuke.

Kishimoto fez algo irônico nisso. Danzou não tinha comparado o genjutsu de Sasuke em relação ao de Itachi denegrindo o poder de Sasuke? Pois é, Danzou caiu nas próprias palavras. Subestimou Sasuke.

A capa do #480 nos mostra como Sasuke cedeu à vingança e ao ódio, e isso é ilustrado na forma completa do Susanoo.





Este capítulo gerou uma grande polêmica nos fóruns de Naruto, pois Danzou, inconformado com a derrota, toma Karin como refém e declara que não pode deixar ser derrotado, pois Konoha e o mundo shinobi precisariam dele.

É quando realmente vemos Sasuke entrar na verdadeira escuridão.

Sasuke parece não ter tido piedade de Karin, companheira de seu time, e ataca Danzou mesmo com ela sendo tomada como refém. É onde vemos Sasuke passar por cima de seus laços para conseguir a vingança.

O #481, lançado esta semana, já nos mostra que Sasuke realmente não pareceu se importar com Karin, e mantém um sorriso sádico no rosto que nunca vimos, e caminha para acabar literalmente com Danzou.

Vemos um flashback de Danzou com Sarutobi, os atuais conselheiros de Konoha e mais dois shinobis de equipe, liderados pelo Nidaime.

Kishimoto parece ter criado a relação de Danzou e Sarutobi como rivalidade e amizade, muito parecido com o relacionamento do próprio Sasuke e Naruto, e também de Jiraiya e Orochimaru no passado.

Danzou se auto-explode, numa cena que para mim pareceu ser muita bem trabalhada por Kishimoto, juntamente com a cena do flashback em que um dos melhores personagens de Naruto, Sarutobi Hiruzen, está presente.

Na minha opinião, Danzou viveu até o fim com o propósito de proteger a vila. Mas ele, assim como outros personagens que passou por essa segunda fase de Naruto, distorceu o conceito de como conseguimos a verdadeira paz a compreensão.

E Kishimoto nos mostra isso nas entrelinhas: Danzou fez de tudo, sacrificou várias pessoas, agiu nas sombras e até chegou a compactuar com inimigos, tudo visando a ordem e paz. Mas, no final de tudo, acabou morrendo sem conquistar a paz e a ordem, e sem se tornar um verdadeiro Hokage. Morreu respeitando seu maior rival, mas nunca de fato o alcançou como desejava.

É irônico como Kishimoto coloca as situações.

Tudo que Danzou fez foi realmente necessário? Realmente resolveu todos os problemas? Se ele fez o certo, porque no fim acabou sendo morto de forma humilhante, sem alcançar seu maior rival e seu objetivo de ser Hokage?

É uma discussão que será interminável entre os fãs de Naruto, pois cada um possui seu próprio ponto de vista. E saberemos qual é ponto de vista do autor quando vermos a posição de Naruto no final do mangá.





A luta Sasuke vs. Danzou parece ter definido um rumo para Sasuke, assim como Kishimoto comentou em sua última entrevista.

O vingador decepcionou muito de seus fãs ao passar por cima de laços que um dia protegeu, e alguns fãs já o consideram como vilão do mangá.

• Particularmente, dentro da história do mangá, ainda não vejo Sasuke como vilão. Ele se deixou levar pela vingança e parece cada vez mais perdido e louco pelo ódio. Mas, para mim, o vilão do mangá é a cadeia de ódio, e talvez Madara, que está usando toda a dor e ódio do Sasuke para seus planos; e Sasuke está tão perdido pelo ódio e cego pela vingança que não percebe as tramas de Madara. Além disso, tomado pelo ódio ele parece ter entrado num estado de loucura, que faz as coisas sem medir as consequências, totalmente diferente do Sasuke que conhecíamos.

Será que Sasuke vai abafar a vez que Zetsu o dedurou na reunião dos Kages? Será que Sasuke percebe que embora esteja usando Madara, este, por sua vez, está agindo em outras coisas que o vingador nem tem conhecimento? Será que Sasuke realmente tem noção do quão ruim e impiedoso ele foi com a Karin?

E até quão fundo Kishimoto levará Sasuke na escuridão?

Eu acredito que Kishimoto levará Sasuke a fazer coisas muito piores, e muitos irão desistir do personagem, tanto os leitores quanto o próprios amigos dele, como o Taka.

Mas acredito que o propósito de Kishimoto é justamente fazer todos desistirem do Sasuke, para levar os leitores ao conhecimento de até onde somos capazes de perdoar. Tudo para no final Naruto ser o herói que irá conseguir salvar o melhor amigo das trevas fazendo-o perceber todas as burradas que ele cometeu. Se Kishimoto trabalhar da forma certa, Naruto, como o revolucionador do mundo shinobi que Nagato e Jiraiya acreditaram, irá abolir a cadeia de ódio aos poucos, tranformado-a em compreensão.


Nagato e Jiraiya acreditaram que Naruto poderia mudar o mundo shinobi.
Itachi acreditou que Naruto tiraria Sasuke da escuridão.

Para mim, tudo se encaminha numa união de Sasuke e Naruto contra um mal maior.

Mas é claro que antes disso Sasuke precisa ter o conhecimento de quão baixo ele foi, e se arrepender.

Acredito que Kishimoto queira mostrar que por mais que cometamos atrocidades, à partir do momento que tomamos consciência dos nossos pecados e lutamos para termos perdão no que fizemos, há sim um caminho para sermos felizes no final. E, lutando, podemos sim fazer com que o próximo ao qual fizemos tanto mal, nos perdoe.

E Kishimoto cria toda essa situação para o Sasuke, uma pessoa jovem que tem muito para aprender e viver.

Nagato, embora tenha se arrependido, já estava no fim de sua vida, e Kishimoto preferiu dar uma morte como redenção. No entanto, a redenção de uma pessoa pode vir de diversas formas, e Naruto, como o personagem que acredita que podemos mudar nosso destino, fará Sasuke enxergar que se ele se arrepender terá muita coisa para viver e poderá lutar para ser perdoado.

Sasuke precisa querer isso, e para ele querer, precisa se dar conta das coisas ruins que cometeu. O que não é impossível de Kishimoto criar, visto que o mangá continua em andamento.

Por isso, irei acreditar no personagem Sasuke até o fim. E, claro, mais ainda em Naruto, o protagonista. Enquanto isso, vou curtir todos os momentos da vingança de Sasuke, onde ele fará toda parte suja na tarefa de Naruto em revolucionar o mundo ninja.




11 Response to "Review sobre os capítulos da luta Sasuke vs. Danzou"

  1. Mariane says:

    Eu nem tenho o que dizer depois de tudo isso Cassi. Você falou tudo. Eu também não vou desistir do Sasuke. E acredito que o Naruto vai mesmo tirar ele da escuridão, e agora acho que ele chegou no fundo do poço mesmo. Algo como, o último ato de insanidade, matando a Karin. Agora talvez a história chegue na reta final.

    Parabéns pela ótima análise.E desculpa pelo comentário porco. Eu sempre leio seu blog mas nunca comento. -souidiota


    bjorks

    Obrigada pela visita, Mariane.

    Fé na peruca que o Sasuke-kun ainda vai consertar todas as burradas e ser feliz no final. \o/ E, assim, fazer o galego feliz também.

    Desculpa os erros e formatação do texto. Já estão corrigidos.

    "Particularmente, dentro da história do mangá, ainda não vejo Sasuke como vilão. Ele se deixou levar pela vingança e parece cada vez mais perdido e louco pelo ódio. Mas, para mim, o vilão do mangá é a cadeia de ódio, e talvez Madara, que está usando toda a dor e ódio do Sasuke para seus planos; e Sasuke está tão perdido pelo ódio e cego pela vingança que não percebe as tramas de Madara. Além disso, tomado pelo ódio ele parece ter entrado num estado de loucura, que faz as coisas sem medir as consequências, totalmente diferente do Sasuke que conhecíamos."

    Eu concordo com tudo que vc disse, Cassi (normal, eu sempre concordo!). A única diferença é que, para mim, essa sua descrição é a mesma que Kishimoto usou numa das suas entrevistas para um "vilão". Ele acabou mostrando como o Sasuke (des)evoluiu desde o menino que ficou perdido com a morte do clã até o ninja vingador que não se importa de matar um companheiro de time que se transformou num fardo após ser pego pelo inimigo. A semalhança com a história do Kakashi é bem óbvia, a diferença é que Kakashi foi "acordado" pelo Obito a tempo, enquanto Sasuke se deixou levar pelos seus objetivos irracionalmente.

    Eu não vejo problema em dizer que Sasuke é um "vilão" agora, mas se você define como vilão apenas aqueles que elaboraram planos de dominação mundial e aproveitaram a dor do Sasuke para isso, tudo bem - Sasuke realmente não é esse tipo de "vilão".

    Mas temos que admitir que o Sasuke "está" mau. E por mais que isso tenha acontecido pelo ódio, pela dor da perda do clã, de Itachi, etc... a maldade não pode ser justificável. Kishimoto mostrou que o ódio pode nos fazer passar por cima dos próprios princípios com o Sasuke. Com o Naruto, eu espero que ele mostre que o "mau" com que a gente define o Sasuke agora seja apenas um "estar", passageiro, e não um "ser", que nunca mais terá volta.

    Exatamente, Bastet. É desse modo que o Sasuke
    está "vilão", não do modo como os meninos da Defenders afirmaram.

    Para mim o Sasuke está igual ao Gaara do passado.
    Mas o Gaara não foi vilão, ele esteve vilão por um tempo, tudo pela dor e ódio que ele passou.

    Mas o Gaara em si nunca foi vilão, só precisou entender o verdadeiro significado de estar vivo, dar valor ao presente e aos amigos - que é o que o Sasuke precisa.

    Sasuke não é e nunca foi vilão. No entanto ele está fazendo maldades agora, mas Naruto vai mostrá-lo que o verdadeiro Sasuke não é esse de agora.

    Não acredito que Kishimoto trabalhou Sasuke até aqui para se tornar o "vilão" final.

    Se fosse para o Sasuke se tornar vilão, nós que sempre gostamos dele desde o início escolheríamos como personagem preferido Orochimaru e Madara, que são vilões de verdade nessa história. Que não conseguiram ser salvos a tempo.

    Anônimo says:

    Vilão...vilão e vilãoooo!! Coitado do Sasuke pessoal. Até Itachi acabou rotulado como vilão, o rapazinho sem sobrancelha da areia também detonou uma galerinha, e depois ganhou sua participação como vilão. E pobre Kishimoto, que não consegue trabalhar em paz!! Deixem a trama fluir pelo célebre cérebro de Masashi Kishimoto, e que com certeza ele ira finalizar muito bem essa trama. E outra coisa!! É bom ele não ficar enrolando muito, se não teremos um anime com mais de 1000 episódios, mas não teremos um final, ou teremos a merda de um final para a história de Uzumaki Naruto e cia.

    Muito show esse review. Meus parabéns.

    Obrigada, e bem-vindo ao blog. ^.^

    Ariani says:

    eu tnm acredito no sasuke,ainda depois de tudo
    eu ainda torço pra ele ficar com a sakura,porque tbm ela sofreu muito de certa forma........

    Anônimo says:

    como o Naruto vai tornar o Sasuke bom novamente,se o Naruto é mais fraco que o Sauke!
    emmmmm?

    Sasuke esta se tornando um oroshimaru 2, e provavelmente um
    vilão esta mal impiedoso e perversso e concertesa mas forte
    que o naruto. Mas acredito que no final ele torna a ser bom
    de novo e passara a valorisar a sua amizade com o naruto !!!

    Bom eu acho que o sasuke vai voltar para a vila pois naruto é bem mais forte que ele.E se os dois lutarem os dois morreram,entende?Os dois sao fortes e como eu assisti um episodio que o naruto falou que se ele luta-se contra sasuke os dois iriam morrer.

Postar um comentário

Powered by Blogger