Review: Naruto, capítulo 485

Esse capítulo mexeu tanto comigo que resolvi fazer uma review agora mesmo. Mas antes quero desabafar:


Todos aqueles que falaram, e falaram, e falaram, mimimi Naruto tem que dar muita porrada nesse emo, mimimi Sasuke não vai ser salvo, mimimi morra Sasuke, mimimi Naruto é um gay,mimimi Sasuke e Naruto são dois emos gays malditos, mimimi Naruto é uma merda o Oda é foda, mimimi


Desculpem-me, mas...


BEM-FEITO!!!!



Gente, DESDE O INÍCIO ficou BEM claro que Naruto é uma história sobre laços! Entenderam? Ou quer que desenhe?


Laços de amizade, laços de amor, carinho, compreensão. Naruto, Sasuke, Sakura, Kakashi entre outros são personagens movidos por emoção.

NARUTO NÃO É UM MANGÁ DE NINJAS CONVENCIONAIS.


Naruto é um mangá que retrata as oscilações das situações do Mundo Shinobi entrelaçadas com sentimentos humanos. NENHUMA pessoa consegue ser INTEIRAMENTE fria. Nem mesmo o Sai que foi treinado para não ter sentimentos conseguiu se manter uma pessoa fria à qualquer emoção humana.

Então, BEM-FEITO pra quem achava que o Naruto desistiria do Sasuke.

Querem falar que o Naruto é um burro, emo e idiota? FIQUEM À VONTADE! Naruto já disse para seu mestre que prefere ser este idiota pelo resto da vida. E eu estou com o Naruto, estou de acordo com todo o sentimento que o autor nos passa através de seu mangá. Se correr atrás do meu sonho, dos meus amigos, mesmo quando tudo pareça estar perdido, é perda de tempo e só um idiota poderia fazer isso, prazer... SOU UMA IDIOTA COM ORGULHO!

Sim, haters, podem ficar descontentes com o mangá à vontade. Não conseguiram interpretar algo que está escancarado desde o início do mangá? Problema é de vocês!


Pronto, desabafo dado, vamos para a review. XD



CAPA: Sasuke vs. Naruto (Esperei tanto por esta capa...)

O capítulo começa com os olhares de Naruto e Sasuke, como havia terminado o capítulo anterior. O Kakashi aproveita a brecha que a chegada do Naruto abriu, e ataca Sasuke. Naruto tenta lembrar Sasuke sobre os integrantes do Time 7, mas Sasuke, como previsto, vem com a mesma conversa que ele não é mais parte do time.

É incrível como o Naruto consegue manter-se calmo diante do que Sasuke se transformou. Na minha opinião essa é um forma correta de se agir. O Naruto não chegou com um plano mentiroso como a Sakura chegou; e também não chegou com palavras simples como Kakashi ("Sasuke, desista da vingança."). Isso porque Naruto entende o Sasuke, compreende a dor dele, sabe o que é sentir a dor do Sasuke na pele, a angústia dele, a vontade de se vingar que ele tem. E é isso mesmo o que o Naruto diz a Sasuke - que compreende a vontade dele em se vingar.

Naruto menciona o que Tobi lhe contou sobre Itachi, e Sakura, coitada, fica sem entender nada. (É, Kishimoto...)

Sasuke, ignorante e cheio de fúria como anda ultimamente, vem com a mesma conversa... de que Naruto não entende a dor que ele sente, justamente porque Naruto não teve família, não perdeu todos de uma forma tão cruel.

Nos fóruns de Naruto MUITA gente odiou este capítulo porque alegaram que Kishimoto deu um "Ctrl + c/ Ctrl + v" na luta do Vale do Fim. Mas eu entendi que isso foi proposital. Kishimoto está fazendo uma continuação do final daquela luta. Isso porque agora Naruto sabe como o Sasuke se sente, mesmo não tendo tido uma família arrancada de si. Na época do Vale do Fim ele entendia pouco desse sentimento. Só sabia que via Sasuke como um irmão, e deveria impedi-lo de ir para as trevas.


Sasuke comenta (num discurso típico de vilão, e que me assustou com suas expressões maníacas) que acabou de sentir o gosto da vingança, pois acaba de matar Danzou.
Diz que seu objetivo é aniquilar Konoha, e, assim, reconstruir o clã Uchiha numa forma que ele acha justa.

É vendo Sasuke assim que Kakashi decide que a única forma de impedir Sasuke é realmente o matando. Kakashi menciona que Sasuke é uma vítima desse sistema ninja, e que Naruto e Sakura são novos demais para entender as consequências desse sistema.

Mas é justamente nessa inocência que Naruto tira tanta coragem e tanta determinação.
As pessoas, não só do mundo ninja, mas fora desse mundo fictício de Naruto também, encontram como única saída para uma situação como esta do Sasuke a desistência. A própria Karin neste capítulo pareceu desistir do Sasuke, pois já está cansada demais.

No entanto o protagonismo do Naruto é esse. Naruto é o garoto que não volta atrás com suas palavras, que não desiste, que não aceita apenas uma opção para resolver esses problemas.
Até comentei na Defenders que isto para mim é ser homem de verdade, e, por ironia, vários meninos dos fóruns dizem totalmente o contrário, com palavras degradantes...

Se cada um no nosso mundo pensasse como o Naruto, quem sabe não faríamos uma sociedade melhor? Pena que muitas pessoas acham isso utópico demais, mas enquanto todos pensarem assim, de fato nunca alcançaremos nossa paz.



Vendo que Kakashi pretende acabar com tudo de uma vez por todas, Naruto toma a frente e decide encarar Sasuke.

É isto. É isto o que estou esperando

Gente, o Naruto quer salvar o Sasuke, ele vê o Sasuke como um irmão, o Sasuke é importante para ele e ele compreende o amigo. Mas Naruto NÃO pode passar a mão na cabeça do Sasuke. E de fato, nem que seja para lutar contra ele de novo, ambos medirem forças, Naruto o fará, porque Naruto quer tirar o Sasuke dessa escuridão que o mesmo não acredita ter mais volta.

E é a partir daí que Kishimoto deixa claro que este capítulo é uma continuação daquele confronto no Vale do Fim.









Assim como no último ataque dos dois naquela época, Naruto pode ficar frente a Sasuke e dizer o porquê não vai desistir do amigo. É claro que o Sasuke, convicto, louco e cego pela vingança como está, não vai dar ouvidos a Naruto de imediato. No entanto, não vejo como alguém não consegue ficar mexido com as coisas que o Naruto fala para o Sasuke. É totalmente lindo e perfeito essa amizade que o Naruto sente por ele, e vemos que mesmo numa situação como essa, Naruto ainda consegue manter seu espírito forte, sua fé convicta, e seu sorriso que salva tantas pessoas. Nem mesmo Sasuke consegue fugir disso... vemos que mesmo ainda cheio de ódio e de vingança ele ainda dá ouvidos a Naruto... e o Rasengan e Chidori se colidem, colocando a deixa de qual é a terceira opção de Naruto, já que ele não vai matar Sasuke, mas também não vai perder para ele.






E qual é a terceira opção? Não preciso nem dizer que é a opção que Naruto decidiu desde a primeira vez que reecontrou Sasuke, né?


Considerações Finais:

-> O pessoal dos fóruns reclamou bastante o fato do uso do Chidori e do Rasengan, sendo que ambos os personagens possuem técnicas mais poderosas do que estas para se confrontarem.

Eu vejo essa situação mais no sentido simbólico, pois Rasengan e Chidori representam toda a determinação de Naruto e Sasuke.

-> Este capítulo fez também uma metáfora linda sobre como Naruto e Sasuke são faces da mesma moeda. Como eles são o tão famoso Yin e Yang. Tanto que Naruto diz que se tivesse dado um passo em falso durante sua vida poderia estar no mesmo caminho que Sasuke agora, e após dizer essas palavras, Kishimoto desenha Naruto com o Chidori, e Sasuke com o Rasengan.

Lamentável que o pessoal dos fóruns tenha interpretado isso como um erro de desenho do Kishimoto e seus editores. Uma prova de que parecem realmente não entender NADA do que o mangá está nos passando. (Obs.: Quando eu vi só as imagens também tinha pensando que era erro do Kishimoto, mas depois li o script da Ohana e entendi a cena. Por isso, LEIAM o capítulo antes de criticá-lo, please.)

-> O pessoal dos fóruns também reclamou bastante sobre a postura de Naruto frente a Sasuke. Disseram que Naruto deveria ter aberto os olhos e não ter agido com todo esse sentimentalismo.

Mas gente, Naruto gosta do Sasuke demais (please, sem insinuações yaoi). Por mais que Sasuke esteja ruim e até queira matar Naruto, o galego já justificou o porquê gostar tanto dele. Amor a gente não critica, a gente não cobra de volta. O Naruto considera Sasuke importante para ele, e é por isso que ele não aguenta ver o Sasuke da forma como está, totalmente diferente do que ele já foi... ter mudado para pior.

É claro que o Naruto não vai pegar leve com o Sasuke, tanto que está o atacando com sua principal técnica, o Rasengan. Mas o Naruto é uma pessoa íntegra e que acredita nos seus ideais, e é por isso que ele vê a necessidade de antes conversar com o Sasuke, tentar conversar com ele de uma forma civilizada. Naruto entende isso desde quando descobriu, através de Nagato, o que é o ódio e o sentimento de não ser compreendido por alguém.

As únicas pessoas que Sasuke tem na vida agora que se importam com ele é Naruto, Sakura e Kakashi. Naruto não pode desistir, matando o Sasuke, achando que isso vai resolver os problemas, porque ele sabe que não vai. Se ele não conseguir convencer Sasuke de que ele está errado, ele nunca vai conseguir provar para outra pessoa igual ou pior que o Sasuke de que podemos, sim superar os sentimentos ruins que a mágoa nos faz sentir. O Naruto provou para si mesmo que é difícil, mas que podemos superar, sim. A força de vontade tem que prevalecer. E isso, na história de Naruto, é ser um Hohage, aquele que protege a todos.

Estão vendo, haters, como o autor encaminha para o protagonismo do Naruto? Como podem dizer que o Naruto é o pior protagonista de todos? Ele está correndo atrás do sonho dele, mesmo que tenha que quebrar muito a cara no meio do caminho.

Eu sei que muitas pessoas que podem estar lendo esta review agora podem achar todas essas palavras "bobeiras" demais. Mas enquanto tiver pessoas que pensam como o Sasuke, que palavras bonitas não convencem é que porrada é a única solução, nunca poderemos fazer a nossa parte para romper a cadeia de ódio.

É por isso que Naruto está sendo tão mal-visto pelos leitores - porque Kishimoto pegou um tema arriscado demais, e que a maioria das pessoas consideram um tema utópico.

Mas o que o autor quer, acredito eu, é deixar a sua mensagem de como devemos nos esforçar para poder compreender um pouquinho o próximo.

Kishimoto não vai deixar um manual explicando passo-a-passo como devemos converter uma pessoa. Kishimoto quer deixar a sua mensagem do que cada um pode fazer para romper a cadeia de ódio; que todos nós possamos ter um pouquinho dessa força e compreensão do Naruto dentro de nós.

Enfim, ainda bem que o meu ponto de vista quanto a isto é bem parecido com o do autor. E por isso estou muito feliz com este capítulo, e muito feliz porque se o Naruto não vai desistir é porque Sasuke será salvo dessa escuridão injusta de alguma forma.

Quero que Sasuke pague por todas as maldades que fez, mas quero também que ele prove que as pessoas podem perdoar, podem se arrepender e podem ser felizes mesmo quando todos davam tudo por perdido.

Quero que Naruto possa sorrir com o Time 7 de novo, junto com o Sasuke, como ele prometeu.

E ele disse que para isso acontecer teria que enfrentar Sasuke de novo, e que seria doloroso, mas que o faria.

A mensagem que o Naruto me passa é que devemos ser o alguém na vida de uma pessoa, mesmo quando todos dão as costas para esta.

O #485 foi um capítulo perfeito, com tudo o que eu já defendi até hoje na série. Por isso, me sinto muito satisfeita com o mangá. :)

11 Response to "Review: Naruto, capítulo 485"

  1. Lolo says:

    Nossa...que lindo Cassi! Concordo completamente com tudo o que vc disse!Vc consegue se expressar bem com as palavras, e as vezes me assusto como é também tudo o que eu sinto em relação ao mangá xD

    E com esse capitulo eu chorei, pq eu senti também como uma continuação do Vale do fim, as belas palavras do Naruto tocam fundo no meu coração...e eu sei que vai tocar o do Sasuke também *______*

    Parabéns Cassi =3


    PS: Tive crises de risos com o "Naruto + Sasuke = Laço"...hahahahaha, só vc Cassi! xDDDDDDDD LOL

    Na verdade o Naruto + Sasuke = laços é arte da Quel, mas tomei uma liberdade. XDD

    Queeeel, te amo! X3


    Brigada, Lolo. *-*

    Ah, pessoal, lembrando que aqui no blog eu posto pra desabafar. Eu sei que fui sacana com os haters nessa review, mas é porque eu fiquei tão indignada com cada coisa que li hoje na NBDB e na NF... >.>

    Lolo says:

    huehuaheuhauheuahuehuahe...\o/
    A Quel é ótima!
    xDDDDDDDD

    Mari May says:

    Cassi, faço das suas palavras as minhas. Todas, sem exceção.

    Esse capítulo foi DE LAVAR A ALMA, nos deu aquela sensação de que NÃO DEFENDEMOS ESSE LAÇO SASUNARU (no sentido fraternal, claro) EM VÃO, e por isso foi UM TAPA NA CARA de tanta gente que, mesmo depois de 485 capítulos, ainda não entende a essência desse mangá, que são os LAÇOS. A temática ninja é mais plano de fundo, porque o foco, desde sempre, são os LAÇOS.

    Então, meus sinceros e alegres parabéns pelo review! \o/

    Awwwwwww, Mari! Brigada. >_____________<


    Sim, e eu amo a forma como o Kishi trabalha os laços desses dois. <3

    Sabrina says:

    Palavras fantásticas! \o/
    Concordo plenamente...
    O Kishimoto articulou a história dele para que pudéssemos ver desde o princípio a formação dessa amizade linda do time 7... Mostrou como todos os integrantes tiveram passados difíceis, mas que suas divergências só fortaleceu esse laço que os une, mesmo através do ódio.
    Tanto que, embora as três únicas pessoas que se importavam com Sasuke, tenham cogitado matá-lo, para o bem de todos, estas não conseguiram concluir tal feito. Naruto pode ter até cogitado, mesmo que em uma ínfima parte de si, mas ele é movido pelo coração, não pela razão... E ele nunca veria razão em matar um amigo por ele estar dominado pelas trevas... Porque isso não seria dar um fim ao problema, não seria resolver... Ele teria perdido a batalha fazendo isso, afinal ele não teria conseguido concluir sua meta, que é recuperar o Sasuke que ele conheceu. Ele é um amigo que é incrivelmente difícil de achar... Felizes aqueles que tem um amigo como o Naruto em sua vida, até porque as pessoas dificilmente são tão devotas aos seus amigos... Fiquei muito satisfeita e encantada com esse capítulo, porque mostrou com riqueza e maestria a continuação de uma história sobre os sentimentos das pessoas, suas reações diante dos obstáculos impostos durante a vida... O Kishimoto é um gênio em articular uma história como essa.. Você conhece um personagem e de repente tudo muda, e você pensa "NÃO ACREDITO"... Sou suspeita pra falar, mas é admirável o enredo que o Kishi cria a cada dia... Simplesmente admirável! Amei a review, ficou fabulosa! *-*

    Olá, Cassi! Conheci o seu blog hoje, haha. Gostei muito dele, você só falou coisa certa!

    Apesar de às vezes ficar enfurecida com a relação NaruSasu (Sim, não consigo afastar o nome "yaoi" 100%. Besteira minha, não liga *gota*), eu sei que a relação deles é muito forte, fraternalmente, claro. E Kishi quer nos mostrar isso, o quanto um laço pode ser importante e livrar uma pessoa da escuridão, por exemplo. Como você disse, ninguém é 100% frio, e Sasuke nunca vai deixar de possuir esses laços com o time 7.

    HÁ, e bem-feito mesmo pra esse povo que fala absurdos de Naruto e só procuram brigas no mangá. Eu não gosto nem de ler os comentários deles, por isso nem chego perto u.ú

    E no final das contas, tudo vai dar certo, muhahaha!

    Beijos e parabéns! \o

    Oi, Uchihab-chan \o/

    Muito obrigada pela visita! *.*

    Também não suporto quando o pessoal começa a levar pelo lado yaoi demais... isso também me irrita, ainda mais quando começam a defender que Sasuke e Naruto realmente vão terminar juntos no final. o.o' Err, "juntos"...

    Mas enfim, tenho vários motivos pra defender que esses dois são amigos demais, mesmo o Sasuke sendo ignorante desse jeito. XD

    Os haters estão ficando um caso sério a cada dia... É muito absurdo o que a gente lê nos fóruns afora. :/

    Cassi! \o/

    Estou super sumida... Só agora consegui acessar internet direito para passar aqui!

    Ah, eu também amei esse cap! Faz muito tempo que a gente tava esperando por esse encontro dos dois, né? E Kishimoto já começou bem... (começou, pq imagino que isso dure mais uns 3 ou 4 caps no mínimo!)

    Lendo seu post, até dou graças por ter ficado longe da internet nos dias do lançamento do cap... Nossa, não dá nem para acreditar nos comentários que vc citou.

    Agora só fico receosa... Eu quero que esse encontro deles marque a conversão do Sasuke e a volta do Time 7 na configuração original, mas ao mesmo tempo, isso significaria o fim próximo do mangá... OMG! O que fazer sem Naruto toda a semana? XD

    Tássio says:

    "Sim, haters, podem ficar descontentes com o mangá à vontade. Não conseguiram interpretar algo que está escancarado desde o início do mangá? Problema é de vocês!"

    O problema, pelo menos pra mim, é esse mesmo... já ta escancarado e não param de esfregar isso na nossa cara

    Sim, Tássio, eu até entendo.

    Mas eu me referi ao pessoal que achou que o Naruto chegaria arregaçando a cara do Sasuke e chegasse à conclusão que teria de matá-lo.

    Se você achava que isso iria acontecer, sinto muito, mas nunca a proposta do mangá foi essa.

    Agora se você apenas está cansado de ouvir falar que Naruto vai salvar Sasuke mas nada é feito, até entendo a desmotivação, mas espero que você tenha mais paciência...

Postar um comentário

Powered by Blogger