Review: Naruto Capítulo 493


Bom, o review dessa semana (se é que podemos chamar isso de review) demorou por três motivos. Primeiro que essa semana eu passei um sufoco enorme, de arrancar os cabelos, por causa do meu computador. Ah, não quero nem lembrar porque me dá calafrios, mas cá estou eu! \o/ #WhoCares

Segundo porque o capítulo dessa semana foi mais que morno. Os fóruns estão bem parados porque nada de relevante foi mostrado no capítulo, apenas coisas que todos já discutiam e que acabaram acontecendo mesmo.

Terceiro porque o Kishimoto já está me irritando...

Sério, gente, tudo bem, eu sei que o Naruto precisa do momento dele, precisa do treinamento dele, precisa dominar logo a Kyuubi, e precisamos também saber um pouco do passado do Bee e dele como jinchuuriki - afinal ele está nesta guerra ao lado do Naruto que também é portador de um bijuu. Mas o que me deixa chateada é como o Kishimoto NUNCA consegue alternar cenários e personagens quando ESTÁ NA CARA que uma cena está chata e monótona.

Eu sei que com certeza deve ter muita gente por aí que está adorando os últimos capítulos, que está gostando desse foco do Bee, etc e tal, e às vezes está pouco se lixando para os outros personagens.

Mas onde está a coerência, céus!

Afinal, por onde anda Juugo e Suigetsu? Sim, eles sumiram do nada. Parece que o Kishimoto simplesmente esqueceu que eles existem. Quem não gosta desses dois personagens provavelmente nem está sentindo falta deles, mas e o pessoal que gosta deles no mangá? Tudo bem. Vamos relevar que Suigetsu e Juugo não são personagens importante para o enredo. Mas... e a Sakura, por exemplo? Toda a "burrada" (sim, estre aspas porque é um assunto delicado e discutível) que ela andou aprontando nos últimos capítulos vai ficar por isso mesmo? Parece que o Kishimoto anda sem nem um pingo de consideração com a personagem. Para falar a verdade eu senti que nesses últimos capítulos que o Kishi escreveu sobre a Sakura foi apenas por obrigação, já que ele não poderia ficar muito tempo parado com ela, porque, acreditem, ela é parte do núcleo principal dos personagens.

E Madara e Kabuto? Poxa, estamos super ansiosos esperando mais coisas vindo deles e a única coisa que vemos é mais e mais mistérios se acumulando, nada de desenrolar esses mistérios. Estamos no capítulo 493. Dentro de semanas chegaremos no capítulo 500, e parece que as coisas não estão andando, mas sim criando cada vez mais uma bola de neve.

Sabe, essa semana eu estava lendo o volume 36 da Panini, e nesse volume o Naruto está treinando para aprender o Fuuton Rasen Shuriken. E é incrível como eu me senti dando voltas num círculo:

Naruto encontra Sasuke e Sasuke DE NOVO vai embora -> Naruto encontra Sasuke e Sasuke DE NOVO vai embora

Ceninhas engraçadas do Naruto comendo lámen após momentos tensos no reecontro com Sasuke -> Ceninhas engraçadas do Naruto comendo lámen após momentos tensos no REencontro com Sasuke

Naruto treinando FRS -> Naruto tentando aprender a domar a Kyuubi


Toda saga é a mesma coisa. E enquanto isso o Tobi continua com a máscara, criamos teorias e mais teorias mirabolantes sobre Madara, Sasuke mais uma vez na geladeira quando chega um treinamento do Naruto, Sasuke com o mesmo papinho da vingança que nunca termina... e por aí vai.

Não pensem que eu sou hater do Kishimoto porque não sou.

Eu acho o Kishimoto um ótimo autor, e sei que muitas das minhas frustrações que citei aqui para com o mangá têm boas justificativas.

O caso é que eu (pelo menos eu) não aguento mais tanta enrolação.

Eu sei que é necessário o autor trabalhar o Killer Bee, o treinamento do Naruto, o protagonista, mas eu só queria que o Kishimoto pudesse fazer um esforço de agradar um pouco mais os diversos tipos de fãs.

Fãs do Sasuke, fãs da Sakura, fãs do Lee, fãs da Hinata, fãs do Neji, fãs do Kakashi, fãs que acompanham os primeiros personagens do mangá estão entendiados com a forma que estes personagens (com exceção do Sasuke, porque quando entramos numa saga do personagem é Sasuke que não acaba mais) são jogados para escanteio às vezes (para não dizer quase sempe).

E não adianta você, que está lendo este texto agora, falar "Pra mim o mangá está ótimo. Quanto mais Naruto, melhor. Chega de Sasuke, quero ver o Bee ownar!" porque as coisas não funcionam assim não. Se realmente estivesse bem, as discussões sobre o mangá estariam a todo o vapor nos fóruns (como muitas vezes já esteve, sou prova disso), o que não está acontecendo, e é a amostra que o mangá tem ficado morno nos últimos capítulos.

É verdade que o enredo amadureceu bastante na segunda fase (Shippuuden), e que o foco do mangá ficou para Naruto e Sasuke. Mas às vezes, quando lembro dos personagens coadjuvantes (sim, estou assistindo Naruto dublado) que tanto enchiam nossos olhos na primeira fase do animê/mangá e hoje vemos os mesmos jogados no limbo, vemos que esses perderam metade do seu brilho para os incessantes treinamentos do Naruto, para este aprender técnicas que usa uma vez nas raras lutas que ele tem nessa história; vemos que praticamente 500 capítulos de mangá estão passando e passando e cada vez nós, fãs, somos enrolados e isso faz com que nós sintamos nostalgia dos velhos tempos que podíamos dizer que Naruto era realmente um mangá bom.

Continua sendo o meu mangá preferido. No entanto, me decepcionei tanto com o rumo da história atualmente que a cada semana - por mais que eu sempre tente tolerar e acreditar que na próxima semana a história vai voltar a ser boa e legal como antes - me sinto mais desmotivada a acompanhar os capítulos com o mesmo interesse de antes.

E é por isso que estou escrevendo isso aqui.

Sei que ainda tem muitos capítulos para vir, e a história com certeza ainda terá muito dos seus altos e baixos. Mas eu preciso tem um senso crítico mais voraz quando algo chega num ponto que não me agrada. Achei um tremendo chove no molhado o desenvolvimento do Evil Naruto nesse último capítulo.

O que me resta?

Continuar esperando que o capítulo da semana que vem possa ser melhor. E que o Kishimoto dê um rumo nessa história que tanto vem me decepcionando a cada capítulo.

C.

7 Response to "Review: Naruto Capítulo 493"

  1. Cassi, eu tb não to aguentando mais u.u
    Capítulos de transição são mto chatos, e toda essa enrolação.
    Ok, Naruto tem q ter o tempo dele sim.
    Mas me desculpem, mas eu não to nem um pouco interessada na história triste de abandono do Bee u.u
    talvez gastar algumas páginas pra dizer isso, é uma coisa, mas toda essa enrolação! aff
    Tem uma guerra rolando, pq ao invés do mimimi, não mostra os ex-gennins lutando?

    como vc disse, é esperar q na proxima semana venha um melhor...

    Sayuri says:

    Cassi, concordo com você em tudo!Até agora, o mangá não está mostrando nada que se aproveite(em termos).A Sakura, sem comentários, não está fazendo nada!O kakashi está sumido!E o resto dos personagens estão jogados na prateleira!Não aguento mais isso, é muita sacanagem pro meu gosto.Eu considero o Kishimoto um grande autor,mas agora, ele definitivamente pisou na bola.Eu sei que o tema do mangá está focado em Sasuke e Naruto(laços), mas e os outros personagens!?Tem gente que nunca mais vi desde o começo do mangá.A Sakura mesmo, nunca mais a vi tocando terror como a luta dela e Sasori.Ah, que saco, a história está muito monótona, e não são só nós, que estamos achando isso,eu estava dando uma olhada em alguns sites e fóruns, e eles estão discutindo a mesma coisa, pois estão insatisfeitos com o rumo do mangá!!!

    É,o jeito é esperar o capítulo 494 pra ver se acontece algo interessante, ou esperar sermos trolladas de novo...

    Sim, tem razão. Desde o inicio da segunda fase o Kishimoto segue um estereotipo de ou é Sasuke ou é Akatasuki. Ultimamente isso mudou, mas é sempre a mesma coisa. Eu gosto de Naruto pois não é aquela coisa sem graça de cada saga é um vilão, este morre, e do nada surge outro. No inicio os vilões estavam todos ligados, e a época do clássico o desenvolvimento era muuuuito foda. POis é, também to assistindo o dublado censurado. ^^ sdds
    Mas o kishimoto é deste tipo de mesmo. As vezes, ele não sabe intercalar cenas para que o mangá não fique morno. Falta mesmo colocar tudo em tempo real. Ele tá se prendendo muito nos protagonistas.
    Talvez, deva ser pra terminar o mangá logo, pois o anime já ta chegando, e este deverá cubrir este ponto falho, assim como o filler do outro jinchuriki capturado pelo Pain.
    Resta esperar pra ver. Em breve as coisas devem melhorar.

    Parabpens pelo review. Conseguiu falar muito em cap tão frio. Apesar de voce ter apenas criticado a forma da história. Mas foi muito bem reparado.

    *LOL*
    Foi mais ou menos o que eu disse (e como eu estava me sentindo) no último cap do encontro NaruSasu. "Naruto" se resume a uma sequencia de:
    1-Naruto atrás do Sasuke
    2-Sasuke ficando mais forte
    3- Naruto encontra Sasuke e se fu$% pq descobre que o Sasuke é muito mais poderoso que ele
    4- Naruto começa a treinar para se igualar ao Sasuke
    5- Naruto fica mais forte.

    Chegou nesse ponto, tudo volta a se repetir em outros cenários e com personagens aleatórios além do Sasuke e do Naruto.

    Mas o pior é que a gente não consegue ficar sem isso! :P

    Eu estou gostando dessa nova fase pq espero que esse encontro com o Dark!Naruto ainda será muito interessante. Espero não me decepcionar. Mas confesso que encaro essa fase como um tempo de "férias" do mangá. Não tenho nem curiosodade mais para procurar spoilers... :/

    Testando XD

    Jéssica ^_^ says:

    Cassi,concordo com tudo o que disse.

    Embora,eu tenha achado interessante essa novidade da Cachoeira da Verdade em mostrar um Evil Naruto.(Evil Naruto contra Naruto,que por sinal, me lembrou um pouco de Bleach,Ichigo x seu eu-hollow)
    Tenho de admitir que Kishimoto anda se perdendo em escrever o mangá de Naruto.Parece que ele quer abordar muita coisa nova no mangá e ao mesmo tempo não aborda nada,fazendo com que a história gire em circulos,repleta de repetições e fique sem objetivo.Com isso,muitos furos,muitas coisas no ar ficão sem explicação no mangá e/ou muitas vezes ficam sem resolução e naturalmente são descartadas.

    Sobre a atuação da Sakura,eu já não tenho que falar de tanto pq sempre ressalto o fato de ter ficado um pouco desgostosa,para não dizer revoltada,indignada entre outros sinônimos, com o desenvolvimento dela,após a sua luta contra Sasori.

    Sinceramente,às vezes sinto falta da Fase Classic,pq pelo menos nessa fase havia um equilíbrio de forças,mais trabalho em equipe,e de uma certa forma todos tinham seu espaço no mangá.
    Já a fase Shippuuden,houve uma grande centralização no Sasuke,sharingan,clã Uchiha de modo que tudo girasse em torno dele,Naruto ficou um pouco apagado por um tempo e os outros personagens só ficassem na memória.
    Aí eu questiono:
    Cadê a Sakura com sua determinação?
    Cadê o Neji,que era considerado como o gênio dos Hyuuga?Cadê o Lee,considerado como um gênio do trabalho duro?Cadê o Kakashi,o qual é tão famoso por ser conhecido como Ninja Copiador e poucas chances tem na história,pois o autor pouco faz questão de fazer jus ao nome e a grandiosidade que atribuem ao personagem? Cadê a Hinata,herdeira do clã Hyuuga?Cadê a Ino,o Chouji,a TenTen,Shikamaru,Kiba,Shino,Gai,entre outros?Cadê o clã Hyuuga?Pq mal se fala no Byakugan sendo que o Sharingan se originou dele?
    Kishimoto criou os personagens,criou uma história e um contexto para eles e,consequentemente ,uma evolução na fase shipppuuden,porém esta evolução deles fica apenas na teoria,de maneira superficial,ou explicitada só no Databook,pois muitas vezes o nível de evolução dos personagens ficou restrita e superficial,de modo que o Databook tenha que cobrir o serviço.De que adianta mostrar que os personagens cresceram e evoluíram se isso é algo que pouco é visto,e se desconstrói ao longo da história?

    É importante ressaltar tbm que,pouco se viu de trabalho em equipe nesta fase atual,a maioria dos acontecimentos,ou o vilão era vencido por Naruto,ou era vencido por Sasuke.Não se vê mais o Time 7,o time central, que priorizava laços e trabalho em equipe,mas importância é dada apenas ao Naruto e ao Sasuke,deixando Kakashi se restringindo a sua limitação de chakra(como sempre) e Sakura se reduzindo a ninjutsu médico e em seguida só ao lado emocional de modo que nesse “reencontro do Time 7”(que nem considero reencontro,pq só o corpo do Kakashi e da Sakura estavam presentes,contemplando Naruto,quase viraram parte do cenário) nada fizeram.

    Fiquei um pouco decepcionada pq desde o início,o mangá não só prioriza os laços,mas também o trabalho de equipe(isso pode ser ressaltado quando Kakashi diz na prova dos sinos,que é bom que cada um tenha seus talentos individuais,mas o mais importante é o trabalho em equipe),o fato de todos fazerem parte de um coletivo,e de todos terem uma importância na história.Cadê isso?

    É como se eu lesse um texto agora,cuja introdução me apresenta um assunto que terá desenvolvimento ao longo dele,porém o desenvolvimento e a conclusão estariam completamente sem coesão,sem coerência,fugindo ao tema e quebrando totalmente o seu sentido.

    Acho que Kishimoto anda se contradizendo em alguns conceitos apresentados desde o início do mangá,além dele próprio se contradizer nesta nova fase.

    Continua...

    Jéssica ^_^ says:

    Continuando...

    Com isso,a história não sai do mais do mesmo,caindo na obviedade.
    Essa fase só serviu para mostrar o óbivo:
    Sakura ainda ama o Sasuke,ok foi lindo e comovente os flashbacks dela antes de tentar matar o seu amado,mas o que isso acrescentou na história?Só mostrou o que sabíamos,ela ainda o ama.
    Por sua vez,Naruto reencontra Sasuke,e diz que não vai desistir do amigo e mais uma vez Madara aparece...Aí eu pergunto,o que esse encontro mudou na história?Nada!Sasuke continua a proferir seu ódio e querendo fazer justiça a seu modo(sendo um pouco influenciado por Madara ou Tobi) e Naruto continua não desistindo do amigo,mesmo que ouvesse objeção dele.
    Ok,de uma certa forma, o jogo de imagens pôde nos mostrar mensagens tácitas,pôde transmitir emoções e talz,do mesmo modo que contribuiu para outro ciclo de repetições quando o Sasuke mais uma vez vai embora,e Madara se intromete na história.

    Não estou dizendo que Kishimoto é um péssimo autor/escritor,mas quero dizer que tem lhe faltado direcionamento,coerência(criar uma história mais pertinente) e inovação nestes últimos capítulos no que se refere a estruturação da história(nesse jogo eterno de gato e rato e de um fica forte e outro tbm,apenas os dois em nível Overpower,enquanto os outros personagens apenas contemplam isso,e em nada se desenvolvem,estagnam-se completamente),além de deixar um pouco essa limitação de deixar a história girando em torno de dois núcleos,Naruto e Sasuke,humanizando-os demais.Se por um lado o autor os humaniza demais,por outro sua história entra em obviedade demais,criando uma estrutura cíclica viciosa.

    Pq não mudar o foco um pouco e mostrar os ex-gennins em ação,mostrar um pouco mais as Kunoichis nos campos de batalha ao invés de mostrá-las apenas subordinadas ao sentimentalismo,e talvez parar um pouco com esse jogo de enigmas em excesso para começar a resolvê-los?Ás vezes parece que nem o Kishimoto consegue desfazer os nós que cria em sua própria história,pois não adianta nada criar novos personagens,outras histórias,outros contextos,se não há uma correlação entre elas.Falta relação entre alguns fatos,falta interação maior entre os personagens e falta maior desenvolvimento da história em si.

    Às vezes parece que algumas partes do mangá são independentes da história criada,e estão lá só para preencher lacunas.

    Enfim,espero que Kishimoto possa reverter isso no decorrer dos próximos capítulos,sabendo se direcionar e direcionar o leitor de acordo com aquilo que se deseja desenvolver dentro da história,só que de maneira um pouco mais coerente e mais coesiva.


    Um grande Abraço,Cassi!!!
    ^_^

Postar um comentário

Powered by Blogger